Início  »  Dicas   »   Panela elétrica pode ir ao fogo? Descubra!

Panela elétrica pode ir ao fogo? Descubra!

Será que a panela elétrica pode ir ao fogo? Essa é uma dúvida bastante frequente de quem está tendo um primeiro contato com este eletro. Confira!

Dicas 2958 views

A gente demora a absorver algumas novidades que a vida moderna nos traz. Por isso, os novos eletro-eletrônicos trazem uma série de dúvidas, relacionadas com a forma tradicional de se fazer as coias. Uma dúvida comum – e curiosa – na internet é se a panela elétrica pode ir ao fogo. Será que pode?

Panela elétrica pode ir ao fogo?

Já adianto: A resposta é NÃO.

A panela elétrica é um aparelho desenvolvido para o preparo de alimentos sem a necessidade de outros eletro. Sozinha, ela aquece e cozinha os alimentos. Não há nenhuma necessidade da panela elétrica pode ir ao fogo.

panela elétrica analógica

Se você preparou o alimento na panela elétrica seguindo uma receita, e o resultado não ficou bom, não precisa levar a panela elétrica ao fogão. Basta colocar a panela para cozinhar mais alguns minutos, até que o preparo chegue no ponto desejado.

Vale lembrar que, se você cozinha bastante arroz, pode optar por comprar uma panela de arroz em vez da panela elétrica. Veja qual modelo é ideal para você: panela elétrica ou panela de arroz.

Porque a panela elétrica não pode ir ao fogo

Levar a panela elétrica ao fogo é um erro que pode causar um grande prejuízo. Primeiro o alimento não vai cozinhar, já que provavelmente o fundo da panela vai se derreter e a panela não se sustentará em pé no fogão. O plástico da carcaça da panela é muito resistente ao calor, mas não ao fogo direto.

panela de pressão Electrolux

O segundo motivo pelo qual a panela elétrica não pode ir ao fogo é que que grande parte dos componentes que fazem a panela funcionar estão localizados no fundo da panela. Isso vai retardar o calor de chegar ate a bacia onde está o alimento.

A parte plástica da panela elétrica vai derreter no fogão, como já dissemos, antes de começar a cozinhar. Isso vai causar danos graves aos componentes, e depois a panela elétrica não vai esquentar mais.

Se você não consegue imaginar a cena, então vejamos o exemplo de quem tentou – e não deu certo. A imagem abaixo foi publicada originalmente no site da RBS.

panela no fogo

É, parece que a panela elétrica e fogão não combinam, certo?

Agora, a bacia da panela (onde colocamos os alimentos) pode sair da panela e ir ao forno, por exemplo.

A bacia da panela arroz elétrica pode ir ao forno?

Essa é outra duvida comum, que aproveitamos esse tema para esclarecer. Sim, a bacia da panela de arroz pode ir ao forno.

panela de arroz Electrolux

Algumas receitas inclusive pedem alguns minutos de forno para dar o aspecto de assado ao alimento, ou mesmo fazer aquela casquinha de queimado.

Portanto, a bacia da panela arroz elétrica pode ir ao forno sem medo, desde que seja por pouco tempo para não danificá-la.

Panela de pressão elétrica pode explodir?

As panelas de pressão elétricas possuem recursos de segurança mais modernos que os modelos tradicionais. Novas válvulas, travas e sensores foram criadas para melhorar a segurança desses aparelhos. Mas sera que mesmo assim a panela de pressão elétrica pode explodir? Confira neste post aqui do site!


publicado em · atualizado em


RECOMENDADOS PARA VOCÊ