Início  »  Dicas   »   Aprenda como limpar o óleo da fritadeira elétrica por dentro!

Aprenda como limpar o óleo da fritadeira elétrica por dentro!

A cada utilização, a air fryer acumula gordura na parte interna, difícil de limpar. Veja como limpar o óleo da fritadeira elétrica de forma fácil e rápida!

Dicas 14387 views

Para que sua air fryer funcione adequadamente, é importante prestar atenção com a limpeza da sua fritadeira elétrica para evitar que haja acúmulo de gordura na parte interna do aparelho. Vamos tratar da limpeza interna: como limpar o óleo da fritadeira elétrica que costuma se acumular na parte de dentro do aparelho.

Onde acumula a gordura na fritadeira?

Normalmente, após preparar um alimento na fritadeira elétrica, a gordura que resulta do cozimento a ar fica depositada num repositório próprio para este objetivo.

abrindo a fritadeira

Este repositório normalmente fica na parte de baixo do recipiente onde colocamos os alimentos. Mas acontece que este não é o único lugar onde fica gordura.

O processo de cozimento a ar acaba espalhando sujeira em todo o compartimento interno da fritadeira. E uma das partes que mais acumulam sujeira – principalmente gordura – é a parte de cima da fritadeira.

fritadeira eletrica suja

Nessa imagem podemos ver a sujeira que fica após o preparo de frango na fritadeira elétrica. Você não vai querer preparar outros alimentos com essa sujeira toda aí dentro, certo?

Por que é importante limpar a fritadeira elétrica?

A utilização frequente da fritadeira acaba gerando uma camada de óleo e resíduos na parte interna superior. Com o tempo, essa sujeira vai comprometer o funcionamento da fritadeira e o resultado final do preparo dos alimentos.

O óleo acumulado na parte superior é um dos motivos de fumaça na fritadeira elétrica. Existem outros motivos também, mas este é o mais comum. Já falamos sobre fumaça na fritadeira elétrica aqui no site.

fritadeira Mallory

Além disso, essa gordura depositada pode alterar o aroma e o sabor dos alimentos. Após fritar uma boa porção de frango, se a air fryer não for higienizada, o próximo alimento a ser preparado no aparelho pode ficar com cheiro e talvez até um leve sabor de frango.

Por isso, é importante limpar o óleo da fritadeira elétrica, para que ela possa funcionar adequadamente e proporcionar alimentos mais saborosos.

Como limpar o óleo da fritadeira elétrica

Agora que conhecemos a importância de limpar o óleo da fritadeira, vamos ver como desengordurar a air fryer adequadamente.

O que usar para limpar a resistência da fritadeira elétrica

Para limpar a parte interna da fritadeira elétrica, vamos usar os seguintes materiais:

  • uma esponja levemente úmida (pode ser daquelas de lavar louça)
  • um pano levemente úmido
  • uma escova de cerdas médias.

Não vamos usar palha de aço e nem produtos químicos, apenas água. Por isso a esponja e o pano devem estar úmidos. A escova vai ajudar a soltar os resíduos mais presos e limpar em partes de difícil acesso.

limpando fritadeira elétrica

Dica importante: Use uma esponja e um pano que possam ser descartado após a limpeza. Pode ser que haja tanta gordura na sua fritadeira elétrica que eles fiquem inutilizáveis após esse processo.

Como limpar a gordura de dentro da fritadeira elétrica

Agora vamos colocar a mão na massa e tirar o óleo da fritadeira elétrica.

1 – Tire sua fritadeira da tomada, para que ela não ligue acidentalmente durante a limpeza. Retire também a bandeja de alimentos.
2-  Vire sua fritadeira elétrica de ponta cabeça. Assim você terá acesso mais fácil à parte suja.
3 – Comece passando a escova, para remover o excesso de gordura e os resíduos mais difíceis.
4 – Passe a esponja para fazer a limpeza mais minuciosa. Limpe os cantinhos, e também as laterais da parte interna.
5 – Utilize o pano úmido para fazer a limpeza final. O pano também serve para retirar os últimos resíduos que não saíram na esponja.
6 – Após a limpeza, ligue a fritadeira vazia por alguns minutos, sem alimentos dentro. Isso vai ajudar a soltar alguma sujeira que tenha ficado em locais de difícil acesso.

Vídeo: Como limpar o óleo da air fryer?

Para que você possa entender melhor como fazer a limpeza da gordura que fica no interior da fritadeira elétrica, veja este vídeo explicativo.

Ele está em inglês, mas é possível entender perfeitamente como é feito o processo de limpeza. Veja que o vídeo foi produzido pela Philips, ou seja, ensina a forma certa de se limpar a fritadeira elétrica.

Outro vídeo que mostra de forma bem didática como limpar a resistência da fritadeira elétrica. Desta vez, em português!

Quando devo fazer a limpeza da minha fritadeira?

Você deve estar se perguntando quando deve fazer essa limpeza de gordura e resíduos na sua fritadeira elétrica. A resposta é: depende de como você usa a sua fritadeira.

Para quem usa a fritadeira esporadicamente, preparando uma quantidade baixa de alimentos, recomenda-se fazer a limpeza interna a cada 3 ou 4 meses.

fritadeira elétrica suja

Mas se você usa sua air fryer com frequência, ou faz grandes quantidades de alimento de cada vez, recomenda-se fazer essa limpeza em prazos menores.

Independente da utilização, fique atento se ao acúmulo de gordura e resíduos na parte interna da sua fritadeira. Assim que você perceber que está muito sujo, faça a limpeza rapidamente.

Tópicos relacionados

  • fritadeira eletrica com oleo como limpar
  • fritadeira eletrica limpeza
  • fritadeira eletrica britania limpeza
  • como limpar fritadeira eletrica por dentro
  • como limpar a resistencia da fritadeira eletrica
  • como limpar fritadeira eletrica com oleo mondial
  • como limpar fritadeira eletrica cadence
  • como limpar fritadeira eletrica agua e oleo
  • limpar airfryer com bicarbonato

publicado em · atualizado em


RECOMENDADOS PARA VOCÊ