Início  »  Dicas   »   Segredo revelado: Descubra como funciona a air fryer!

Segredo revelado: Descubra como funciona a air fryer!

É possível fritar sem usar óleo? Sim! Descubra como funciona a air fryer, e entenda como sua tecnologia nos oferece alimentos com mais sabor e saúde!

Dicas 9831 views

Como funciona a air fryer? Quando elas chegaram prometendo fritar alimentos sem óleo, muita gente torceu o nariz. Afinal, como é possível fritar algo sem usar óleo? Com certeza, algo impossível tempos atrás.

Com o avanço da tecnologia e a descoberta de novas técnicas, o óleo vegetal já não é mais um ingrediente necessário para fazer alimentos fritos. Ou seja, mais saúde na preparação dos alimentos. Mas como funciona a fritadeira elétrica? Continue lendo e descubra o segredo!

Como funciona a fritadeira elétrica?

Você deve imaginar que há uma bruxaria danada para fazer um equipamento fritar sem óleo, certo? Pois é mais simples do que você imagina. Na verdade, o nome desse tipo de fritadeira já entrega o segredo de como funciona a air fryer.

Air fryer = Frita com ar

Parece loucura, mas é isso mesmo. Os alimentos são fritos dentro da air fryer usando ar. Ar quente, ou melhor, ar muito quente.

como a fritadeira elétrica funciona

Quando você liga sua fritadeira elétrica, ela aquece uma bobina elétrica posicionada na parte superior da fritadeira. Esse dispositivo é semelhante ao das churrasqueiras e grill’s elétricos.

Esse calor já deixa o recipiente super quente, e vai penetrando nos alimentos, aquecendo-os internamente. Fica muito quente dentro da caçapa. Em três minutos, a temperatura interna sobe a até 300 graus!

As hélices entram em ação

É nesse momento que a mágica começa: Algumas pequenas hélices de altíssima velocidade começam a fazer esse ar quente circular por dentro da bandeja de alimentos, cozinhando-os muito rapidamente.

O formato da bandeja e da parte interna da fritadeira garante que o ar circule igualmente em todas as partes, por todos os alimentos.

airfryer philips twinturbostar

Cada fabricante desenvolveu seu próprio modelo de fluxo de ar dentro da air fryer. O resultado é que uns demoram mais para preparar os alimentos, outros demoram menos… mas o importante é que todos funcionam.

Como funciona a air fryer? Por convecção!

Sim, caro leitor, revelamos o segredo oculto das fabricantes de fritadeiras. O alimento é cozido ao máximo usando sua própria umidade. Este tipo que cozimento é chamado de convecção, um método de cocção frequentemente encontrado em fornos comerciais.

Philips air fryer

E assim, você tem os alimentos cozidos a temperatura extrema, sem adicionar óleo, mas sequinhos e com aquela casquinha deliciosa e crocante. Quando você prepara batatas fritas caseiras na sua air fryer, a porcentagem de gordura pode ser tão baixa quanto 1,5%.

Frito ou bem assado?

Como você percebeu, talvez o termo frito não seja adequado ao preparo desses alimentos. Os alimentos são cozidos ao extremo, por isso ficam sequinhos e crocantes.

Philips fritadeira

Por isso, alguns não acham adequado chamar essas panelas de fritadeiras sem óleo; preferem dizer que elas são “assadeiras com ar”. Entretanto, independente do nome, todos concordam que os alimentos ficam com textura muito semelhante ao frito, e que os alimentos ficam mais saudáveis quando preparados com ela (em comparação à fritura na panela).

Como fritar “de verdade” usando uma fritadeira a ar

Alguns donos de air fryer costumam adicionar um fio de óleo ou azeite na bandeja antes do preparo, para ter resultados ainda melhores quanto a sabor e textura.

fritadeira Viva Collection Walita

Nesse caso sim, vai haver a fritura dentro da cuba quando o ar quente for ventilado nos alimentos. Mas além de não ser necessário, ainda perde um pouco do lado saudável da fritadeira.



Consumo de energia

Como você deve imaginar, gerar todo esse ar quente vai exigir muita energia. As fritadeiras domésticas possuem entre 800 e 2.100 watts de potência.

tomada

Fique atento na hora de escolher, pois conforme a frequência de uso, ela pode impactar (negativamente) no seu consumo mensal de energia. Além disso, Por isso, antes de comprar uma fritadeira, avalie se sua instalação elétrica pode com todo esse consumo.

Dica: Como escolher sua fritadeira elétrica

Agora que você sabe em detalhes como funciona uma fritadeira sem óleo, fica mais fácil para escolher qual dos modelos disponíveis no mercado é o melhor para você.

Antes de comprar, confira essas dicas que vão te ajudar a escolher qual a fritadeira elétrica sem óleo é a ideal para você. Boa leitura!

Dúvidas comuns sobre a fritadeira elétrica

Temos um post com dúvidas comuns de quem não tem uma fritadeira, ou mesmo das pessoas que acabaram de levar uma air fryer para casa. Confira as perguntas e respostas sobre fritadeira elétrica, e tire suas dúvidas!

Termos relacionados:

  • como funciona airfryer
  • airfryer funcionamento
  • fritadeira como funciona
  • fritadeira a ar como funciona
  • fritadeira elétrica como funciona

publicado em · atualizado em


RECOMENDADOS PARA VOCÊ