Início  »  Dicas   »   Como funciona a fritadeira água e óleo? Descubra!

Como funciona a fritadeira água e óleo? Descubra!

Como funciona a fritadeira água e óleo? Vamos conhecer o fritador água e óleo e entender quais os benefícios deste equipamento!

Dicas 6710 views

Já ouviu falar nas fritadeiras elétricas que usam água e óleo? Isso mesmo, água e óleo! Elas são usadas em comércios, restaurantes e lanchonetes. Mas como é possível? Como funciona a fritadeira água e óleo? Vamos conhecer o fritador água e óleo e entender quais os benefícios deste equipamento!

Fritadeira água e óleo

Nas lanchonetes e restaurantes, os alimentos fritos fazem muito sucesso – e exigem que os estabelecimentos tenham fritadeiras elétricas industriais, de grande porte. Porém, uma grande desvantagem dessas fritadeiras industriais é o alto consumo de óleo.

Durante as várias frituras na fritadeira industrial, os alimentos vão deixando resíduos. Estes resíduos prejudicam a qualidade do óleo e alteram o sabor dos alimentos, exigindo que o óleo seja trocado frequentemente.

friadeira agua e óleo duas cubas

Visando aproveitar melhor o óleo utilizado, é que surgiu a fritadeira água e óleo. O fritador água e óleo é um excelente investimento para quem busca por qualidade na fritura sem alterar o sabor dos alimentos.

fritadeira água e óleo

Mas, se você já fritou alguma coisa, sabe que água e óleo não dão certo… Por isso fica a pergunta: como funciona a fritadeira água e óleo?

Como funciona a fritadeira água e óleo

A fritadeira com água e óleo proporciona uma fritura de alta qualidade, e deixa o alimento com aquela fritura sequinha. Esses modelos de fritadeira não são para uso doméstico. Elas foram desenvolvidas visando atender à demanda de empresas, como restaurantes e lanchonetes. Você encontra no  mercado modelos de fritadeira água e óleo elétrica ou a gás.

Tá, mas como funciona a fritadeira água e óleo?

Para começar, a água e o óleo ficam separados dentro da fritadeira. Eles não são usados juntos para fritar o alimento.

como a fritadeira agua e óleo funciona

Antes de começar as frituras, a água é depositada no fundo da cuba. E não é água pura, é água misturada com sal grosso. Essa combinação de água e sal vai deixar a água mais densa (pesada).

Por cima da água com sal, na mesma cuba, vem a camada de óleo de fritura. A água e o óleo, na verdade, não se misturam; eles permanecem separados durante todo o processo.

As hastes condutoras de calor (resistências elétricas) ficam na altura que contém a camada de óleo. Quando elas geram o calor, esquentam apenas o óleo, possibilitando um fritura sequinha.

Alguns modelos de fritadeira água e óleo possuem um sistema que evita o transbordamento do óleo. Elas possuem sensores que indicam ao operador se houver variação na quantidade de água e necessidade de limpeza.

como a fritadeira agua e óleo funciona

Os resíduos de alimento que normalmente saem durante a fritura, caem até o fundo da água, ficando ali depositados para que o óleo permaneça limpo. Assim, a parte que contém a água vai retendo e acumulando as impurezas. E mais alimentos podem ser preparados neste mesmo óleo.

Além de manter o óleo limpo, esse tipo de fritadeira evita que esses resíduos permaneçam queimando no óleo durante todo o tempo de trabalho. Assim, o óleo não perde em qualidade e nem altera o sabor dos diferentes alimentos que forem preparados.

Terminadas todas as frituras, a água com sal e resíduos pode ser removida através de uma torneira de escoamento, normalmente localizada na parte de trás do aparelho.

Veja o vídeo abaixo que explica de forma bem simples como funciona a fritadeira água e óleo.

Entendeu agora como funciona a fritadeira água e óleo? Por exemplo, vamos imaginar o preparo de pastéis. Quando você fritar os pasteis, todos aqueles pedacinhos da massa que caem não ficarão em contato com o óleo; eles irão diretamente para o fundo da cuba. Dessa forma, a água purifica o óleo e você não precisará ficar trocando o óleo toda vez que ele estiver com restos da massa do pastel.

fritadeira água e óleo

O fritador água e óleo é elétrico, e sua resistência só fica em contato com o óleo e o termostato controla a temperatura. Alguns modelos possuem cuba com capacidade para  23 litros (sendo 5 litros de água e 18 litros de óleo), permitindo a produção de aproximadamente 55 kg de salgados por hora.



Fritadeira água e óleo: Como usar

Se você ficou curioso para ver na prática como usar a fritadeira elétrica água e óleo, veja este vídeo mostrando o processo para fritar batatas usando este aparelho:

Vantagens da fritadeira água e óleo

São várias as vantagens da fritadeira água e óleo em relação a uma fritadeira industrial comum. As principais estão relacionadas à economia e qualidade do alimento.

painel da fritadeira água e óleo

Economia: Usando a fritadeira água e óleo você reduz drasticamente a necessidade da troca do óleo. Alguns fabricantes prometem uma economia de 60% de óleo. Com um fritador água e óleo, é possível usar o mesmo óleo de 10 a 15 dias.

Qualidade do alimento: Como o óleo se mantém mais puro, os modelos água e óleo oferecem melhor qualidade da fritura. Além disso, reduzem em 95% a transferência de sabor e cheiro do alimento para o outro. Você não vai precisar se preocupar se uma fritura está pegando o cheio ou sabor do outro.

fritadeira água e óleo

Facilidade de limpeza: A maioria dos modelos de fritadeira água e óleo possuem uma torneira de escoamento na parte traseira, que permite retirar a água com sal sem desperdiçar o óleo. Além disso, não há emissão de fumaça no preparo dos alimentos.

Como escolher sua fritadeira elétrica industrial

Aqui no site, estamos sempre tentando ajudar você a fazer a melhor escolha. Ao comprar uma fritadeira elétrica industrial de boa qualidade, você evita gastar desnecessariamente comprando modelos de curta vida útil, ou gastando com manutenção. Confira este post que dá algumas dicas bacanas para escolher sua fritadeira elétrica industrial.


publicado em · atualizado em