Início  »  Dicas   »   Como usar óleo na airfryer da maneira certa

Como usar óleo na airfryer da maneira certa

Como usar óleo na airfryer? Acredite, pincelar umas gotas de óleo na sua batata vai fazer muita diferença. Veja como usar óleo na airfryer, e mais dicas!!

Dicas 4561 views

Como assim usar óleo na airfryer? O objetivo de usar uma fritadeira elétrica não é justamente se livrar do óleo?

Se você está com essa dúvida, ou você não tem uma airfryer ou ainda é um usuário iniciante do aparelho.

Continue lendo para entender como usar óleo na airfryer, e porque isso vai fazer a diferença no resultado dos seus pratos.

Como usar óleo na airfryer

Não é errado usar óleo na airfryer. As próprias fabricantes recomendam. O óleo vai melhorar o aspecto e o sabor dos alimentos. Mas não é usar qualquer óleo de qualquer jeito.

Para começar, use no máximo uma colher de sopa para o volume máximo do cesto. Ou seja, para um volume de meio cesto de batatas, use no máximo meia colher de óleo. E assim por diante.

O óleo deve ser borrifado ou pincelado nos alimentos antes de serem colocados no cesto da airfryer.

Legumes na airfryer

E não é qualquer óleo que pode usar na airfryer. Você deve evitar os óleos prensados a frio, como óleo de linhaça, girassol, amêndoas e outros. Estes óleos podem causar queimaduras quando em temperatura alta.

Outra coisa é que algumas pessoas se assustam com fumaça saindo da fritadeira durante o uso. Isso pode ter a ver com a temperatura de ponto de fumaça do óleo. Neste post aqui do site tem os pontos de fumaça dos óleos mais comuns.

As fabricantes advertem para não colocar óleo na airfryer (untar o cesto, por exemplo). O calor intenso pode danificar o revestimento antiaderente. Lugar de óleo é nos alimentos.

Por que usar óleo na airfryer

Quando vemos uma propaganda de airfryer, aparecem aquelas batatas fritas lindas, amarelinhas. Ou aquele legumes douradinhos e suculentos.

Mas a realidade não é bem essa. A airfryer não frita, ela assa. O resultado são batatas secas, sem o sabor e a cor das frituras que conhecemos bem.

Para quem está decidido a ter uma vida totalmente sem óleo, isso não chega a ser um problema. Mas para mim, foi uma decepção.

Ah, um parêntese: Isso não vale para carnes e congelados que compramos no supermercado, como nuggets, hambúrguer, pão de queijo, etc. Estes, como já possuem algum tipo de óleo em sua composição, ficam realmente perfeitos!

fritadeira Viva Collection Walita

Mas voltando às batatas e mandiocas. É aí que entra o pó mágico, ou melhor, o líquido mágico: O óleo.

Quando nosso cérebro pensa em “sabor de fritura”, o parâmetro de sabor que ele busca na memória usou óleo no preparo. E seria muito difícil obter a mesma experiência de sabor sem ele.

Veja que falamos de usar uma pequena porção de óleo. Eu costumo pingar apenas algumas gotas de azeite nas batatas e pincelar bem. É uma leve lambrecada, apenas para deixá-las brilhando. É o suficiente para deixá-las com um aspecto mais apetitoso.

O lado ruim de usar óleo na airfryer é que pode deixar a limpeza do cesto um pouco mais chata. Por isso, confira nossas dicas de como limpar a airfryer.

Alimentos que precisam usar óleo na airfryer

Qualquer alimento pode ser feito sem óleo algum na fritadeira. Mas tem alguns que vão ficar MUITO melhores pincelando algumas gotas de óleo ou azeite.

Alguns alimentos que ficam melhores com óleo na fritadeira são:

  • Empanados feitos em casa
  • Batatas ou mandiocas fritas
  • Legumes (frescos ou congelados), incluindo batatas.
  • Alimentos que tendem a secar durante o cozimento

Alimentos que não precisam de óleo na fritadeira

Como dissemos antes, alguns alimentos já possuem algum tipo de óleo em sua composição, e você não precisa adicionar mais óleo para que eles fiquem perfeitos.

São alguns deles:

  • Linguiça, bacon e salsicha.
  • Hambúrgueres e cachorros-quentes.
  • Asas de frango.
  • Alimentos congelados que já contêm óleo, como batatas fritas, nuggets de frango, pão de queijo, salgadinhos e anéis de cebola.
  • Ao assar biscoitos, bolos e brownies.

publicado em · atualizado em


RECOMENDADOS PARA VOCÊ