Início  »  Guia de Compras   »   4 dicas para escolher a fritadeira elétrica industrial certa!

4 dicas para escolher a fritadeira elétrica industrial certa!

Conheça 4 itens que são fundamentais na hora de escolher a fritadeira elétrica industrial para restaurantes, hotéis e outros!

Guia de Compras 10258 views

As fritadeiras elétricas vão muito além do preparo de batatas fritas. Frango, peru, pastéis, salgadinhos, as possibilidades são quase infinitas. Versátil e útil em diferentes tipos de pratos, uma fritadeira elétrica industrial (ou fritadeira comercial) é essencial em qualquer cozinha de restaurante ou lanchonete. Até mesmo os chefs domésticos podem ter sua fritadeira elétrica industrial em casa para preparar receitas mais elaboradas, ou para servir a família toda. Nas lojas, existem muitas opções de fritadeira elétrica industrial, então a pesquisa é um passo importante para encontrar a fritadeira certa para o seu objetivo. Por isso, separamos 4 pontos importantes que você deve prestar atenção na hora de escolher a fritadeira elétrica industrial para restaurantes, hotéis e outros.

A fritadeira a gás ou fritadeira elétrica?

Mas antes, uma questão importante. Será que a fritadeira elétrica industrial é melhor para você, a elétrica ou a gás? Uma resposta rápida seria comparar o custo da fonte de energia. Se os preços do gás ou da eletricidade forem mais altos onde você reside, terá sentido escolher a opção mais barata.

fritadeira elétrica industrial tampa

Definir o modelo de fritadeira a gás ou elétrica também tem a ver com o espaço que você tem disponível na sua cozinha. Fritadeiras comerciais normalmente têm seus queimadores submersos diretamente no óleo, o que garante um modo mais eficiente de transferência de calor. No entanto, este design torna este tipo de fritadeira difícil de limpar em modelos que os queimadores não são desmontáveis.

Para ajudá-lo a decidir se deve comprar uma fritadeira a gás ou a eletricidade, avalie as vantagens de cada tipo:

Benefícios de Fritadeiras a Gás:

  • Não são afetados por quedas de energia
  • Acende e esfria mais rápido do que aquecedores elétricos
  • Preparam os alimentos em menos tempo, comparando com as fritadeiras elétricas.
  • Mais fácil de limpar.
  • O gás está disponível na maioria das cozinhas comerciais.
  • Por serem mais comuns, é mais provável que os funcionários saibam como usar

Benefícios das Fritadeiras Elétricas

  • Simples de instalar, exigem menos tubulações
  • Nenhuma preocupação com vazamentos de gás
  • Transferência de calor mais eficiente devido a queimadores submersos
  • Recuperação mais rápida do que a maioria das fritadeiras a gás
  • Como as fritadeiras elétricas são mais portáteis, é uma opção para cozinhas menores ou para quem precisa transportar (para eventos, festas, etc).

Aqui no site, estamos sempre tentando ajudar você a fazer a melhor escolha. Já publicamos um texto mostrando como escolher a sua fritadeira elétrica air fryer doméstica. Agora vamos tratar de escolher a fritadeira elétrica industrial/comercial.

Uma fritadeira elétrica industrial para restaurante (ou também conhecida como fritadeira comercial) tornaram-se populares entre os chefs graças à sua capacidade de preparar certos pratos e aperitivos com a máxima eficiência – e delicadeza.

fritadeira industrial 2 cubas

Além disso, essas fritadeiras comerciais também trazem um ótimo custo benefício ​​e podem proporcionar uma boa lucratividade ao estabelecimento no longo prazo. Alguns podem pensar que fritadeira elétrica industrial gasta muita energia, mas isso depende muito.

Ao comprar uma fritadeira elétrica industrial de boa qualidade, você evita gastar desnecessariamente comprando modelos de curta vida útil, ou gastando com manutenção.

4 dicas para escolher a fritadeira elétrica industrial

Agora que já sabemos dos benefícios de comprar uma fritadeira comercial, vamos ver as 4 dicas certeiras que vão te ajudar a escolher fritadeira industrial que se encaixa no seu perfil.

1- Defina o que você vai fritar

A resposta a esta pergunta vai te ajudar a decidir o tipo de bandeja que você precisa. O fator determinante é como o alimento é preparado: frituras consistentes (batata, bife, peixe, pastel, etc) ou pouco consistentes (bolinhos de chuva, bolinhos de queijo e outros que exigem colher para formar a porção).

fritadeira industrial

As frituras consistentes costumam soltar mais pedacinhos, enquanto os alimentos que sofrem fritura pouco consistente liberam menos resíduos. Só que as frituras pouco consistentes (os bolinhos de chuva, por exemplo) precisam de mais espaço para flutuar livremente, além de um fundo plano para evitar que grude.

Preste atenção no design da sua fritadeira elétrica, alguns modelos possuem compartimentos para facilitar a remoção desses resíduos.

2- Qual quantidade de alimento você vai fritar?

As fritadeiras elétricas industriais estão disponíveis em diferentes tamanhos. Elas normalmente variam de 1 a 3 cubas.

fritadeira industrial com 3 cubas

A capacidade de óleo de cada bacia também varia de acordo com o modelo, e você deve ficar atento se o estilo da bacia (mais rasa ou mais funda) é adequada para os alimentos que você pretende fazer na sua fritadeira industrial.

Quanto maior o tanque, mais óleo a fritadeira vai usar. Porém, mais rápido o alimento será preparado.

A capacidade de produção da fritadeira geralmente é calculada como 1,5 a 2 vezes a capacidade de óleo do equipamento por hora. Por exemplo, uma fritadeira com capacidade de óleo de 10 libras (4,5kg) pode receber de 15 a 20 quilos de comida por hora.

Se o volume de produção for muito grande, você pode optar pela fritadeira elétrica industrial 20 litros (de piso), que é maior e pode preparar uma grande quantidade de alimentos. Para restaurantes menores, bares e lanchonetes, o modelo menor (de bancada) como a fritadeira elétrica industrial 2 litros, pode dar conta do recado.

Confira o tempo de fritura de alguns alimentos numa cuba de fritadeira elétrica industrial 5 litros.

 TemperaturaAlimentoTempo
 150ºBolinhos (1 duzia)
Pasteizinhos (1 duzia)
Rosquinhas (1 duzia)
5 min
3 min
5 min
 150ºBife a milanesa
Peixe (4 postas)
6 min
5 min
 170ºBatata
Batata doce (1/2kg)
Mandioca (1/2kg)
Polenta
Camarão (1/2kg)
Frango em porção (1/2kg)
Frango miúdos (coração/moela) (1/2kg)
8 min
8 min
6 min
6 min
8 min
5 min
3 min

Com essas informações, você já tem capacidade de saber se precisa de uma fritadeira elétrica industrial pequena  de 5 litros ou de uma fritadeira elétrica industrial grande de 20 litros.

3- Prefira modelos com controle de temperatura

O controle adequado da temperatura é importante, porque se a temperatura for muito alta, o óleo pode queimar e arruinar o sabor da comida, além de limitar a vida útil do óleo. Se a temperatura for muito baixa, o produto não será tão crocante e absorverá mais óleo.

fritadeira eletrica industrial duas opcoes

A maioria dos modelos de fritadeira elétrica possuem indicadores de funcionamento, e sistema de regulagem de temperatura. Desse modo, você seleciona a intensidade correta que quer dar para cada tipo de alimento. Dê preferencia aos modelos que possuem mais recursos de controle de temperatura e alertas de calor, pois estas funcionalidades podem evitar acidentes.

4- Preste atenção à segurança da fritadeira

Um fator que você deve prestar muita atenção é com relação aos dispositivos de segurança da fritadeira. Lembre-se que pode ser que ela seja operada por alguém sem experiencia no uso deste tipo de equipamento. Toda segurança é necessária para evitar acidentes.

As fritadeiras normalmente são fabricadas em aço inoxidável. E o aço transmite o calor muito rapidamente. Por isso, veja se a fritadeira possui partes com material isolante de calor. Isso vai facilitar o manuseio e evitar queimaduras.

fritadeira eletrica industrial grelha

O cesto de fritura deve ter uma empunhadura ergonômica, e alguns modelos possuem o pegador com cabo de material isolante de calor. Nos modelos de piso, prefira as que possuem pés de borracha anti derrapante.

Além disso, como mencionamos antes, prefira aquelas que possuem controle de temperatura, timer e outras funções que ajudem a evitar acidentes. Lembre-se que queimaduras com óleo normalmente são de alto risco.

É muito comum os termostatos (componentes que medem a temperatura do óleo) apresentar falhas. Se o alerta de temperatura do óleo for disparado repetidamente, o queimador não acender, ou o óleo não ficar quente conforme ajustado no controle de temperatura, é sinal de que o termostato foi pro brejo.

fritadeira industrial media

O termostato de fritadeira elétrica pode ser substituído, muitas vezes sem a ajuda de um técnico. Mas é recomendável chamar um profissional. Lembre-se que desmontar sua fritadeira pode te fazer perder a garantia de fábrica.



Características de uma boa fritadeira elétrica industrial

Existem algumas funcionalidades que fazem a diferença na hora de escolher o seu modelo de fritadeira elétrica industrial grande ou pequena.

Veja alguns itens:

  • Se sua cozinha não tem ventilação, alguns modelos possuem uma espécie de exaustor embutido, para evitar o fumaceiro, excesso de calor e vapor que toda fritura solta.
  • Um sistema de filtragem de óleo pode dobrar a vida do seu óleo de cozinha. Isso pode ajudar a diminuir o custo de substituição de óleo, e evitar que sua comida fique com um sabor de óleo queimado. Os filtros de óleo embutidos tornam esse processo de limpeza simples, muitas vezes apenas exigindo apenas apertar um botão.
  • A cada 100 libras (45kg) de alimentos cozidos, você perderá cerca de 10 quilos de óleo (serão absorvidos pelos alimentos). Para evitar ter que adicionar óleo constantemente, você pode comprar uma fritadeira com um sistema automatizado que adicione o óleo conforme necessário, economizando tempo e garantindo o resultado uniforme de cozimento.
  • Os elevadores de cesta de fritura podem ajudar a manter a consistência do alimento, levantando automaticamente cestos do óleo quando o tempo de cozimento terminar. Além de reduzir custos com funcionários, também ajuda a evitar o desperdício de comida, eliminando a possibilidade de ter alimentos queimados por erro de operação de algum funcionário.
  • Outro recurso que pode ajudar a reduzir o erro do funcionário é o controle programável. Estes permitem que você configure receitas – incluindo temperaturas e tempos de cozimento – ajudando a evitar alimentos queimados ou pouco cozidos.
  • Os modelos de cuba dividida têm o cesto separado em duas seções para evitar a transferência de sabor de alimentos com gostos fortes, como peixes e certos vegetais.
  • Os compartimentos para resíduos são acessórios vendidos separadamente, ou até incorporados de fábrica em alguns modelos. Estes usam calor para manter os produtos fritos quentes e crocantes, enquanto uma bandeja de migalhas permite que pedaços quebrados ou resíduos caíram fora do alimento que será levado à mesa.
  • Fritadeira elétrica industrial gasta muita energia? Nem sempre. As fritadeiras elétricas industriais são projetadas para fazer uso eficiente de energia, economizando dinheiro. Procure pelo logotipo da eficiência energética para saber quais deles tiveram sua eficiência no consumo de energia comprovada.

Como limpar sua fritadeira elétrica industrial?

Como você deve limpar e manter sua fritadeira? A parte mais importante da manutenção da fritadeira é filtrar o óleo usado e manter a fritadeira limpa. Ambas as etapas terão um impacto direto sobre o sabor dos alimentos que sua fritadeira produz, e a vida útil do seu (caríssimo) óleo de cozinha.

Para a maioria dos restaurantes e lanchonetes, o óleo precisará ser filtrado aproximadamente uma vez por dia, mas a fritura em grande volume pode exigir uma filtragem mais frequentemente. O uso também determinará a frequência com que a limpeza da fritadeira é necessária.

fritadeira eletrica industrial pastel

Recomenda-se usar luvas de alto calor, avental e óculos de proteção para limpar a fritadeira, bem como ao filtrar o óleo. O óleo deve ser filtrado ainda quente, pois coagulará à medida que esfria.

No entanto, você não quer que os queimadores estejam ligados enquanto filtra o óleo, pois isso pode causar incêndios e deformação da frigideira. Se você está removendo o óleo manualmente, você precisará encaixar a extensão da válvula de drenagem no dreno e, em seguida, abra lentamente a válvula para evitar respingos de óleo quente.

Depois que a unidade é esvaziada de óleo, siga as etapas abaixo para limpar a fritadeira:

  • Alguns modelos possuem sondas e sensores na cuba da fritadeira. Eles são frágeis e podem ser facilmente quebrados ou perder a calibração se forem esfregados. Observe bem onde estão para que você possa limpar com muito cuidado em torno deles.
  • Use uma escova para esfregar os resíduos acumulados no fundo e das paredes da fritadeira. Existem escovas específicas, que são cilíndricas com uma curva na parte inferior, permitindo que você esfregue o lado de baixo dos tubos do queimador quando necessário. Essa escova é pequena, então use uma maior (e mais resistente ao calor) para a limpeza de grandes superfícies, como os lados da frigideira.
  • Certifique-se de que a válvula de saída (ralo) da cuba está fechado e, em seguida, encha ela pela metade com água quente. Coloque, no mínimo, a quantidade de água necessária para cobrir o queimador ou elementos de aquecimento. Depois, adicione sua solução de limpeza preferida (líquido ou sólido).
  • Ajuste o termostato a 350 graus Fahrenheit (ou 170º celsius) e deixe a solução ferver por 15 a 20 minutos.
  • Desligue o termostato e coloque um recipiente sob a extensão da válvula de drenagem. Abra lentamente a válvula de drenagem para permitir que a água escorra.
  • Enxaguar com água limpa e quente com o dreno aberto, permitindo que a água escorra para uma bacia/balde ou um ralo.
  • Use uma toalha limpa e seca para secar a cuba.

Vai comprar uma fritadeira elétrica industrial usada? Fique atento!

Se você está pensando em comprar uma fritadeira industrial usada, é importante ficar atento a alguns quesitos para evitar jogar dinheiro fora com um equipamento que não vai atender suas necessidades. Ou que vai exigir gastos com conserto.

Veja o que considerar na hora de escolher a fritadeira elétrica industrial usada:

  • Observe bem o estado das cubas. Verifique se não estão furadas, se há muita sujeira encrustada (grudada) ou se estão amassadas. Furos, amassados e excesso de sujeira vão interferir no gasto de óleo e no sabor dos alimentos.
  • Confira se as funções da fritadeira elétrica industrial usada estão operando normalmente. Confira se o termostato está funcionando, e se os controles de temperatura estão OK. Caso ela tenha outros dispositivos (como o mini exaustor embutido), veja se estão todos em funcionamento.
  • Observe se a estrutura da fritadeira (laterais, base) está em perfeito estado.
  • Avalie o estado do cabo de força. Não compre se estiver remendado, ou aparente alguma gambiarra para funcionar. Isso pode causar acidentes, como choques.
  • Se for comprar via internet, preste atenção nas fotos da fritadeira elétrica industrial usada. Procure ver o equipamento pessoalmente antes de fechar o negócio, pois fotos podem esconder problemas graves da fritadeira comercial.

Tópicos relacionados

  • fritadeira elétrica industrial usada
  • fritadeira eletrica industrial como funciona
  • fritadeira eletrica industrial 2 cubas
  • fritadeira industrial usada
  • fritadeira eletrica industrial com tampa
  • fritadeira eletrica industrial croydon
  • fritadeira elétrica industrial cotherm
  • fritadeira eletrica industrial qual melhor
  • fritadeira eletrica industrial vale a pena
  • fritadeira eletrica industrial é boa
  • fritadeira eletrica industrial como escolher

publicado em · atualizado em


RECOMENDADOS PARA VOCÊ