Início  »  Guia de Compras   »   3 dicas rápidas para escolher sua panela elétrica!

3 dicas rápidas para escolher sua panela elétrica!

A panela elétrica traz praticidade e sabor ao seu dia. Mas como escolher sua panela elétrica? Confira 3 dicas rápidas para fazer a escolha certa!

Guia de Compras 2031 views

Hoje em dia, queremos praticidade. Por isso, cada vez mais as pessoas tem procurado as panelas elétricas, que preparam os alimentos com facilidade, rapidez e ainda são fáceis de limpar. Só vantagens! Mas com tantos modelos nas lojas, você sabe como escolher sua panela elétrica? Confira 3 dicas simples que vão te ajudar nessa compra!

Como escolher a panela elétrica ideal

Quem entra em uma loja de departamentos ou num site de e-commerce à procura de uma panela elétrica, panela de pressão elétrica ou panela elétrica de arroz fica totalmente perdido. São muitas opções desses produtos.

panela de arroz preparando legumes

As ofertas são tantas, alias, que as pessoas podem se sentir perdidas e sair das lojas sem levar absolutamente nada. E o pior, ficar com muita dúvida sobre como escolher a panela elétrica ideal.

Para não dar a viagem perdida e não comprar o que precisa, basta seguir essas três dicas para saber qual panela elétrica comprar.

1- Qual tamanho de panela você precisa?

Antes de decidir qual panela elétrica comprar é preciso avaliar bem os tamanhos disponíveis nas lojas. A maioria das marcas disponibiliza capacidades que variam de 3 a 6 litros.

Os modelos de três litros, por exemplo, são ideais para pessoas solteiras, casais ou casais com filhos pequenos. As panelas elétricas de arroz, por exemplo, com quatro litros se encaixam bem para pessoas que comem uma boa quantidade de comida, casais com até dois filhos ou para quem gosta de sobremesas, como pudim.

panela elétrica Tramontina

As panelas elétricas de cinco litros são indicadas para famílias maiores, com cinco pessoas em média, e que comam normalmente. Já as de seis litros são ideais para as famílias grandes e que consumam grandes quantidades de comida.

Leve em conta também o espaço que você possui em sua casa/apartamento para guardar esse aparelho. Pode ser que haja dificuldade em achar um lugar para guardar uma panela elétrica de 6 litros, por exemplo, pois ela é bem grandinha.

Se você também pretende transportar a panela elétrica para usá-la em diferentes lugares ou ambientes, lembre-se de que quanto maior, mais complicado fica o transporte. Isso é um fator que deve ser levado em conta na escolha de qual panela elétrica comprar.

2- Panela digital ou analógica?

Além do tamanho, outro item que diferencia os modelos de panelas elétricas são os controles. Algumas possuem a facilidade e a gama de recursos do digital; outras, as analógicas, são mais simples – e mais baratas em alguns casos.

Se o orçamento não for problema, na hora de decidir qual panela elétrica comprar, vá pelo seu estilo. Se você é uma pessoa que adora tecnologia e se dá bem com ela, vá sem medo nas digitais. Mas se você é mais clássica(o), ou quer a panela para ser usada esporadicamente, escolha a panela elétrica analógica: além de gastar menos, não vai sentir falta dos recursos.

Panela elétrica digital

A melhor panela elétrica para quem não se entende muito bem com comandos e quer um modelo fácil de ser utilizado é a panela digital. Com comandos definidos de fábrica, a panela ajuda a calcular corretamente o tempo de preparo de alguns alimentos já pré-programados.

Para aqueles alimentos cujo nome não aparece na lista, é possível também usar as funções simples, evitando as chances de que o alimento queime ou fique cru.

panela pressão Electrolux digital

Além disso, esse modelo de panela permite que o usuário calcule exatamente quando deseja que seu alimento esteja pronto, retarde o tempo de preparo ou, ainda, programe o início do cozimento. Bacana, não é?

É importante ressaltar também que essas panelas começam a cozinhar apenas quando elas pegam pressão e a tampa é travada. Desta forma, traz mais segurança na utilização, e não é necessário ficar acompanhando o cozimento ou calculando tempo para desligar a panela.

Panela elétrica analógica

De operação muito mais simples, essa panela tem apenas um botão, onde são listados os tempos recomendados para a preparação de alguns alimentos, tornando seu uso mais fácil para quem não tem intimidade com programação de tempo e controle de funcionamento.

panela de arroz Britania

Uma desvantagem em comparação ao modelo digital é que aqui o preparo do alimento não pode ser retardado, pois algumas já começam a contar o tempo de preparo assim que o botão é girado, o que pode resultar em alimentos queimados ou crus. Então, é importante atenção na hora do cálculo do período de funcionamento da panela.

3- Pressão ou arroz: Qual tipo de panela elétrica é melhor pra você?

Na hora de escolher a melhor panela elétrica para sua casa, é importante que você tenha em mente quais as funções que deseja desempenhar com o equipamento. As panelas elétricas podem ser de pressão ou de arroz.

Se deseja cozinhar carnes, feijão ou outros itens, uma boa pedida é a panela de pressão elétrica.  Ela é um pouco mais cara (custa acima de R$200). Mas é muito versátil e permite cozinhar diversos alimentos com rapidez e praticidade.

panela arroz ou panela pressao

Já para quem pretende fazer arroz ou legumes, por exemplo, a panela elétrica de arroz é uma excelente alternativa. Elas são bem mais baratas (você encontra na internet a partir de R$70). E se engana quem acha que ela só serve para fazer arroz: É possível preparar diferentes pratos nesse aparelho.



Que tal uma fritadeira elétrica?

Você já tem uma fritadeira elétrica? Ela pode complementar o seu kit de aparelhos para uma refeição rápida e saudável. A fritadeira, além de trazer mais sabor ao seu dia a dia, também oferece mais saúde ao cozinhar os alimentos com ar (isso mesmo!).

Veja aqui no site algumas dicas para escolher sua fritadeira elétrica.

Tópicos relacionados

  • panela eletrica como escolher
  • panela de pressão eletrica como escolher
  • panela de arroz como escolher
  • como escolher a melhor panela de pressao eletrica
  • melhor panela eletrica pra mim
  • panela de pressao ou panela de arroz
  • qual melhor panela pressao ou arroz

publicado em · atualizado em


RECOMENDADOS PARA VOCÊ