Início  »  Guia de Compras   »   Fritadeira Elétrica ou Forno Elétrico? Saiba qual Escolher!

Fritadeira Elétrica ou Forno Elétrico? Saiba qual Escolher!

Fritadeira elétrica ou forno elétrico? Vamos entender para que servem esses aparelhos e te ajudar na escolha. Vem com a gente!

Guia de Compras 2064 views

Na dúvida entre fritadeira elétrica ou forno elétrico? A principal promessa das fritadeiras elétricas é proporcionar uma alimentação mais saudável, por oferecer um sistema de cocção que dispensa o uso de óleo.

Mas será que a air fryer é mesmo tão inovadora?

Há muito tempo temos os fornos elétricos, que também usam o calor e são igualmente versáteis. É por isso que muita gente, quando vai decidir com quais aparelhos deve equipar sua cozinha, fica na dúvida se vale mais a pena comprar a fritadeira elétrica ou forno elétrico.

Uma coisa que já podemos adiantar é que você com certeza precisa ter um deles, pois são extremamente úteis no preparo de diversos tipos de pratos.

A primeira coisa que você deve fazer é definir qual a utilização desse aparelho. Você vai usar mais para preparar pratos prontos ou congelados? ou assa pães e bolos com frequência?

Para te ajudar nessa escolha, vamos entender para que servem esses aparelhos e facilitar sua tomada de decisão. Preparados? fritadeira elétrica ou forno elétrico? Vem com a gente!

Diferenças entre a Fritadeira Elétrica e o Forno Elétrico

A primeira coisa que devemos avaliar na hora de escolher entre fritadeira elétrica ou forno elétrico, é entender as diferenças entre eles para identificar qual se encaixa melhor nas nossas necessidades. Embora ambos funcionem a base de calor, e possam ser utilizados de forma semelhante, é possível encontrar as diferenças quando olhamos cada um destes aparelhos mais de perto.

Vamos conferir a seguir algumas diferenças importantes entre forno elétrico e fritadeira elétrica:

Tamanho

Embora haja modelos de fritadeiras elétricas de diferentes tamanhos, elas normalmente são menores. Já o forno elétrico de mesa pode ser maior, ocupando mais espaço na sua cozinha. Há também os fornos elétricos de embutir, mas aí é outro caso.

forno elétrico

Capacidade

As fritadeiras elétricas possuem capacidades menores (normalmente entre 3 e 5 litros) do que os fornos elétricos (entre 20 e 60 litros). Há também os fornos elétricos maiores (de embutir), mas aí é outro caso.

Portabilidade

As fritadeiras elétricas, mesmo as maiores, são portáteis e facilitam o transporte. O forno elétrico de mesa também não costuma ser muito grande, mas é menos portável que a air fryer.

Tempo de preparo

Geralmente, o tempo de preparo de alimentos na fritadeira elétrica é menor do que em fornos convencionais, gastando menos energia.

Aquecimento

Por serem menores e normalmente ficarem menos tempo ligadas, as fritadeiras elétricas emanam menos calor do que os fornos elétricos.

Preço

As fritadeiras elétricas são mais baratas do que os fornos elétricos. Mas o forno elétrico pode ser mais durável que a fritadeira.

Airfryer é boa?

Consumo de energia

Por conta da capacidade maior, os fornos elétricos podem consumir bem mais energia que uma fritadeira elétrica. Tudo depende do tamanho do forno elétrico. Já falamos sobre consumo de energia da fritadeira elétrica.

Resumindo, embora façam praticamente a mesma coisa, cada um deles tem uma utilidade diferente. O forno elétrico é mais voltado para o preparo de pratos mais elaborados e em grande quantidade. A air fryer é mais interessante para fazer petiscos rápidos, em menores quantidades. Mas isso não é uma regra, e no fim ambas também podem fazer (de forma menos eficiente) o que a outra faz.

Talvez olhar para as características não te ajude… então vamos avaliar os prós e os contras de cada uma para decidir entre fritadeira elétrica ou forno elétrico.

Vantagens das Fritadeiras Elétricas

As fritadeiras a ar quente são úteis quando se trata de reaquecer ou fritar alimentos rapidamente, e sem usar óleo. Alguns ótimos exemplos de alimentos que podem ser cozidos em uma frigideira de ar incluem batatas fritas, nuggets de frango, pães de queijo e muito mais!

Tamanho

As fritadeiras são mais portáteis, e podem ser colocadas em qualquer canto da cozinha.

Desempenho

Como são menores, as fritadeiras elétricas levam menos tempo para pré-aquecer e são mais eficientes no preparo de alimentos.

Fritadeira Philips

Design

Nesse quesito, as fritadeiras ganham de lavada. Tem cada modelo de air fryer mais bonito que o outro, dos futuristas aos mais clássicos.

Limpeza

A bandeja é dividida em partes independentes e laváveis, facilitando a limpeza. Mas vale lembrar que é preciso limpar também a parte interna da fritadeira, o que dá um pouco mais de trabalho.

Versatilidade

A fritadeira elétrica consegue superar o forno na quantidade de preparos possíveis. Por permitir fritar e assar, o preparo vai de batata frita até pães e bolos. Todo dia tem uma receita nova na internet ensinando a fazer algo diferente na air fryer.

Preço

Os preços das fritadeiras elétricas caiu bastante nos últimos anos. É possível comprar uma fritadeira elétrica por pouco mais de R$250.



Saúde

Como não utiliza óleo no preparo dos alimentos, contribui para que você faça uma alimentação mais saudável.

Economia

Além de gastar menos energia que o forno elétrico, você ainda economiza com óleos e azeites.

Vantagens do Forno Elétrico

Os fornos de convecção são ótimos para cozinhar porções maiores de alimentos, especialmente ao assar ou assar diferentes tipos de refeições.

Capacidade

O forno elétrico tem uma capacidade interna muito maior, permitindo cozinhar mais alimentos de uma só vez. Quem tem família grande sabe como isso é importante.

Pratos simultâneos

Como tem mais espaço, permite preparar dois pratos ao mesmo tempo. Além de poder fazer duas vezes mais comida ao mesmo tempo, o primeiro prato também não esfria enquanto cozinhamos o segundo.

forno elétrico Toshiba

Formas e bandejas

O formato do forno elétrico permite usar formas, bandejas e assadeiras de diferentes tamanhos e formatos. Essas assadeiras também podem ir direto do forno para a mesa.

Funções extras

Alguns modelos de forno elétrico possuem funcionalidades extras, como a opção de gratinar o alimento.

Limpeza

A limpeza do forno é ainda mais simples que da fritadeira elétrica. Basta limpar a forma e pronto. Alguns modelos são autolimpantes, e possuem revestimento interno que não gruda gordura.

forno elétrico é bom

Visualização

Com porta de vidro, permite que você assista o preparo do alimento, permitindo interferir se algo não correr como desejado.

Silencioso

O forno elétrico é mais silencioso, pois não precisa dos ventiladores que fazem a mágica da fritadeira elétrica.



Conclusão: Forno Elétrico ou Air fryer?

A resposta dessa dúvida é depende do uso. Como dissemos antes, forno elétrico e air fryer fazem praticamente a mesma coisa. E para decidir entre o forno elétrico ou fritadeira elétrica você deve analisar como esse aparelho vai ajudar na sua rotina.

Se você costuma receber grande quantidade de visitas em casa, o forno vai permitir preparar bolos, pães, lasanhas, carnes e aves inteiras, entre outros. E ainda pode conter dois pratos, aumentando a capacidade de preparo. Quem gosta de fazer assados ou pratos mais elaborados também vai se dar melhor com o forno elétrico.

forno elétrico é versatil

Por outro lado, caso você queira um aparelho mais rápido e prático para fazer congelados, porções de batatas-fritas, pão de queijo, petiscos e outros alimentos rápidos, a fritadeira elétrica é a opção certa.

Ainda indeciso entre fritadeira elétrica ou forno elétrico? Calma, temos uma opção que você vai adorar!

Forno e air fryer no mesmo aparelho

E se houvesse uma forma de unir a saúde e rapidez que a air fryer oferece com o espaço e capacidade do forno elétrico? Sim, alguém pensou nisso!

A Philco lançou o Forno Elétrico PFE25I Air Fry, um eletro compacto e moderno que vai te ajudar a fazer sucesso com as mais diferentes receitas. Ele também mescla a praticidade do forno elétrico ao moderno sistema de fritura sem óleo da Air Fry. Para evitar acidentes ele conta com luz indicadora e timer de funcionamento para uso máximo de 60 minutos. Possui uma grelha deslizante com 3 regulagens de altura. O Forno Elétrico PFE25I Air Fry tem potência de 1500 watts e capacidade para 25 litros, alcançando 230 graus de temperatura.

Outra opção para os indecisos é o Forno & Fryer 2 em 1 da Oster. Ideal para pizzas de até 30 cm, carnes, frangos e tortas, ele vem com mais funções do que um forno convencional. Você pode assar por convecção, grelhar, tostar, dourar e, claro, fritar usando até 99,5% menos óleo. Tem capacidade para 22 litros e potência de 1700 watts para chegar até 250 graus de temperatura.

O problema de toda essa modernidade é o preço. O modelo da Philco custa em torno de 700 reais, e o da Oster fica na casa dos 1000 reais.

Tópicos relacionados

  • fritadeira elétrica ou forno elétrico?
  • fritadeira elétrica ou forno elétrico como escolher
  • fritadeira elétrica ou forno elétrico qual o melhor

publicado em · atualizado em


RECOMENDADOS PARA VOCÊ