Início  »  Dicas   »   Como usar a air fryer: Respostas para dúvidas comuns!

Como usar a air fryer: Respostas para dúvidas comuns!

Esclareça as principais dúvidas sobre como usar a air fryer! Dicas sobre o uso da fritadeira, preparo dos alimentos, conservação e muito mais. Confira!

Dicas 6128 views

As fritadeiras elétricas são novas no mercado, por isso muita gente não conhece bem como usar, nem como funcionam esses aparelhos. Se você comprou uma fritadeira elétrica – ou está pensando em comprar uma, confira essa seleção de perguntas e respostas mais comuns de como usar a air fryer e tire suas dúvidas!

Se você ainda não comprou sua air fryer…

Muita gente vem tirar dúvidas de como usar a air fryer antes de decidir se vai mesmo comprar ou não. Se você ainda não está convencido das vantagens de ter uma fritadeira elétrica em casa, confira estes 5 excelentes motivos para ter a sua air fryer.



Na hora de comprar a sua air fryer, pode ser que você se sinta perdido no meio de tantos modelos disponíveis. Para te ajudar, confira este post com dicas bacanas para você escolher a fritadeira ideal para sua casa.

Como usar a air fryer? Dúvidas comuns!

Agora vamos esclarecer algumas dúvidas comuns que as pessoas tem a respeito das fritadeiras elétricas. Confira!

Quanto de comida posso fazer na fritadeira elétrica?

A maioria dos modelos de air fryer normalmente contém uma indicação de ‘maximo’ no cesto. A quantidade máxima de ingredientes que podem ser preparados depende do tipo de alimento que você deseja fazer.

Posso abrir a fritadeira?

Por exemplo, se você quer preparar batatas ou batatas fritas, a bandeja de uma fritadeira comum (de aproximadamente 3 litros) pode armazenar de 500 a 800 gramas de batatas fritas caseiras. Ou um pouco menos se os alimentos estiverem congelados. Essa quantidade é suficiente para uma família de quatro pessoas.

De qualquer forma, consulte o manual da sua fritadeira.

Por que eu tenho que agitar a comida durante o processo de fritura ao ar?

Outra questão muito comum que gera dúvida entre os donos de air fryer. Mas já falamos sobre isso aqui no site. Confira!

Posso adicionar óleo aos meus alimentos? Como faço?

Em alguns pratos, o resultado fica melhor se você adicionar óleo sobre os ingredientes antes de começar a fritar com ar quente.

Dar umas pinceladas de óleo só é necessário quando você prepara pratos caseiros usando ingredientes frescos que não tiveram nenhum preparo anterior, como batatas frescas descascadas ou frango. Adicionar o óleo vai criar uma camada crocante nesses alimentos, além de melhorar o sabor.

Encaixando a bandeja

Mas não adicione o óleo diretamente na air fryer. Se você comprar as batatas já prontas para assar (cortadas e lambrecadas de óleo), não acrescente mais gordura.

O cozimento na fritadeira tem impacto no valor nutricional dos alimentos?

Por conta do método de cocção das fritadeiras, o valor nutritivo dos alimentos não é alterado. Os nutrientes são retidos, resultando numa alimentação mais saudável que quando preparado com óleo convencional.

Posso abrir a cesta/bandeja quando a fritadeira estiver funcionando?

Ah, também já falamos sobre isso aqui no site. Veja este post que explica se você pode abrir a bandeja durante o funcionamento da air fryer.

Posso preparar mais de um alimento ao mesmo tempo?

Sim, pode! Alguns modelos de fritadeiras já vem com bandejas divididas para isso. Ou então oferecem acessórios que permitem cozinhar mais de um alimento ao mesmo tempo.

O mais legal é que dificilmente um alimento vai pegar algum cheiro ou mesmo sabor do outro.

Legumes na airfryer

A dica é: Combine alimentos que tenham tempo de preparo ou temperaturas semelhantes. Assim ambos ficarão prontos simultaneamente, e não vai ter um deles mais ou menos cozido que o outro.

Posso cozinhar carnes ou vegetais congelados na fritadeira?

Sim, a maioria dos modelos de fritadeira permite preparar carnes e legumes congelados. O ar quente vai extrair a umidade, e evitar que eles fiquem encharcados.

Philips fritadeira

Só preste atenção ao tempo de preparo, pois ele sempre deve ser prolongado quando fazemos alimentos congelados na air fryer.

Posso usar papel alumínio ou outro papel para cozer numa frigideira?

Já falamos sobre isso aqui no site. Descubra!

abrindo a fritadeira

Tenho que aguardar a air fryer esfriar antes de guardar?

Aguardar a bandeja e o aparelho resfriar antes de guardá-lo é uma prática importante para conservar sua fritadeira. O tempo para a bandeja e a fritadeira esfriarem pode levar de 30 a 45 minutos.

Se quiser acelerar o processo, a bandeja pode ser resfriada com água da torneira (em temperatura ambiente).

Como faço para limpar minha fritadeira elétrica?

Outro tema que já falamos isso aqui no site. Confira o post completo com todas as explicações.

Agora, um vídeo com um compilado de várias dúvidas dos leitores. Algumas já foram respondidas acima, mas tem outras bacanas.

Termos relacionados:

  • airfryer como limpar
  • air fryer nutrição
  • fritadeira capacidade
  • fritadeira a ar capacidade
  • fritadeira elétrica perda nutricional
  • como usar a air fryer
  • como usar a fritadeira eletrica

publicado em · atualizado em


RECOMENDADOS PARA VOCÊ