Início  »  Dicas   »   Panela de pressão elétrica pode explodir? Entenda os riscos!

Panela de pressão elétrica pode explodir? Entenda os riscos!

Acidentes na cozinha sempre causam estragos. E muitos perguntam se a panela de pressão elétrica pode explodir. Entenda como reduzir os riscos!

Dicas 7563 views

Acidentes na cozinha sempre causam grandes estragos. Por isso, uma das dúvidas frequentes é se panela de pressão elétrica pode explodir. Será que a tecnologia desses eletrônicos consegue evitar acidentes? Confira!

Panela de pressão elétrica pode explodir?

As panelas de pressão elétricas possuem recursos de segurança mais modernos que os modelos tradicionais. Novas válvulas, travas e sensores foram criadas para melhorar a segurança desses aparelhos. Mas sera que mesmo assim a panela de pressão elétrica pode explodir?

panela Hamilton Beach

A resposta é SIM.

Mesmo com todo aparato, os acidentes acontecem. Há casos de explosão de panelas de pressão elétrica no Brasil. Nos Estados Unidos, é possível encontrar várias reportagens sobre explosões e acidentes com a Instant Pot, um dos modelos mais vendidos por lá.

Instant Pot

A temperatura dentro de um Instant Pot pode atingir 250ºF, que é 40º mais quente que a água fervente. Nos últimos anos, dezenas de pessoas ficaram gravemente feridas quando foram queimadas pelo vapor ou pelos alimentos ainda quentes que estavam sendo cozidos na panela.

Por que a panela de pressão elétrica explode?

No caso das panelas de pressão elétrica, existem duas razões principais que podem causar a explosão da panela.

  • Válvula de pressão entupida ou obstruída. Com isso, a panela não libera o excesso de pressão durante o cozimento. Toda essa pressão acumulada no interior força a tampa, e a panela vira uma bomba.
  • A tampa da panela é aberta antes da pressão ser eliminada. Isso pode acontecer por defeito na trava, ou porque alguém abriu a panela quando não podia.

Apesar de serem elementos da panela, vale fazer um mea culpa: muitos dos acidentes são relacionados à descuido na hora de manusear a panela de pressão elétrica.

Como evitar que sua panela de pressão elétrica exploda

Calma, não precisa ter medo da sua panela de pressão elétrica. Ela não foi criada para ser uma bomba. Entretanto é importante que você também não a torne uma. Como? usando-a adequadamente, seguindo o que diz o manual de instruções do aparelho.

válvula da panela de pressão

Siga estas dicas para obter resultados perfeitos com sua panela de pressão – sem ter que raspar o molho de espaguete do teto.

  • Não deixe crianças utilizarem a panela de pressão elétrica. Assim como a panela comum, é necessário cuidado no manuseio para evitar acidentes.
  • Antes de cozinhar, verifique a panela. Confira se a junta de borracha (o anel de borracha que reveste a tampa da panela) não está ressecada ou rachada. Veja também se a válvula de pressão não esta entupida.
  • Não deixe sua panela de pressão sozinha quando estiver ligada. Apesar delas não precisarem tanto de você, algumas coias podem acontecer na sua ausência. A panela pode superaquecer, ficar sem água ou transbordar.
  • Use bastante água. As panelas de pressão exigem pelo menos 1 xícara de água para obter pressão e manter a pressão, mas algumas receitas precisam de ainda mais água. Se a panela ficar sem água, a bacia interna irá superaquecer e poderá queimar a comida.
  • Não permita que sua panela elétrica transborde. Nunca encha a bacia mais do que na metade. Algumas marcas recomendam encher no máximo até 2/3 da bacia. Fique atento ao preparar alimentos que aumentam o tamanho quando eles cozinham, como arroz, feijão, aveia, massa, fubá, etc.
  • Não frite na panela elétrica com a tampa fechada. Não é uma boa idéia tentar usar sua panela elétrica para fritar alimentos, pois esse uso inadequado pode resultar em uma explosão de óleo quente.
  • Ao término do cozimento, libere a pressão de maneira segura. Vimos que esse é um dos principais fatores causadores de acidente.
  • Limpe sua panela de pressão elétrica corretamente. Remova a junta de borracha e lave-a separadamente, além da tampa e o pote. Limpe a válvula de pressão com um palito de dente, certificando-se de que se ela se move livremente e não está entupida.

Panela elétrica pode ir ao fogo?

Essa é outra duvida comum de quem usa uma panela elétrica. Como já explicamos aqui no site, a panela elétrica NÃO pode ir ao fogo.

Panela elétrica pode ir ao fogo

Resumindo

Assim como a panela comum, a panela de pressão elétrica pode explodir sim. geralmente, os motivos são relacionados a entupimento da válvula ou abertura da tampa ainda com pressão na panela. Com algumas dicas de segurança é possível minimizar os riscos de explosão da panela elétrica de pressão.

Tópicos relacionados

  • panela pressão eletrica explodir
  • panela pressao eletrica explode
  • panela de pressão eletrica mondial explode
  • panela de pressão eletrica não explode
  • panela de pressão eletrica explode
  • panela de pressão eletrica tem perigo de explodir

publicado em · atualizado em


RECOMENDADOS PARA VOCÊ