Chefs de cozinha elegem a melhor airfryer de 2023
Procurando a melhor airfryer para comprar? São tantas opções que a gente fica até perdido. Muita gente faz recomendações, mas quantos deles realmente entendem de cozinha?
Por isso, um teste recente do Estadão chamou atenção, onde chefs de cozinha elegeram a melhor airfryer de 2023.
Sabe qual foi a melhor airfryer na opinião dos chefs? Confira!
As melhores airfryers (na opinião dos chefs)
O teste de melhor airfryer foi realizado por 4 chefs de cozinha especialistas em fritura. Eles testaram 8 modelos de air fryer preparando dois clássicos: Batata frita e frango a passarinho.
A melhor airfryer na opinião dos chefs no teste do Estadão foi a Oster OFRT950. Segundo os jurados, ela foi a fritadeira que entregou as batatas fritas e o frango como se estivessem fritos no óleo de verdade.
Realmente não deve ser difícil preparar pratos deliciosos com ela. O painel touch permite selecionar precisamente o tempo e a temperatura (entre 40°C e 200°C). Destaque também para a função de pré aquecimento. Outra coisa bacana da Oster OFRT950 são suas funções pré programadas, para você fazer peixe, batatas fritas, frango, carne, camarão e até bolo com a facilidade de um chef.
A badalada airfryer Philips Walita RI9217 ficou em segundo lugar, mas apenas por um detalhe: grudou um pouco da pele do frango no cesto.
Aliás, a fritadeira Philips Walita RI9217 tem o cesto menor que o da Oster, o que pode embolar os alimentos durante o preparo. Mas também é bastante eficiente graças à sua tecnologia que garante o fluxo de ar por todos os lados, deixando os alimentos macios por dentro e crocantes por fora.
Em terceiro, os chefs classificaram a fritadeira elétrica Britânia BFR15P, pela eficiência e qualidades das receitas.
O cesto espaçoso da Britânia BFR15P chamou atenção dos jurados. São 5 litros de capacidade, o que permite fazer receitas para toda a família. E o revestimento antiaderente facilita na hora da limpeza.
Leia também
As piores airfryers (na opinião dos chefs)
As piores fritadeiras na opinião dos chefs de cozinha em 2023 foram a iChef AllSpace (Polishop), Arno Easy Fry EZFV e a Philco PFR15PG (nessa ordem).
A iChef AllSpace da Polishop foi a pior airfryer do teste. Na avaliação dos chefs, as batatas não cozinharam uniformemente. E olha que foram feitas duas rodadas de fritura de batatas para ter certeza.
Outro problema foi que, tentando atingir o ponto certo, os chefs chegaram a queimar o frango a passarinho. Mas não teve jeito.
Como os chefs elegeram as melhores airfryers
Os 4 chefs de cozinha brasileiros escolhidos pelo Estadão foram divididos em 2 times. Cada time preparou um prato clássico das airfryers.
Um grupo fez batatas fritas, enquanto o outro fez frango a passarinho.
Foram usadas 8 fritadeiras, de diferentes marcas, como Oster, Arno, Mondial e Electrolux, entre outras. Os modelos eram diversos, com alguns aparelhos mais caros (inclusive com painel digital) e outros mais simples.
Como vimos, o resultado mostrou que as diferenças entre as fritadeiras vão além do design.
Enquanto algumas fritadeiras entregaram excelentes batatas em apenas 15 minutos, outras deixaram as batatas murchas ou queimadas. E na opinião dos chefs, poucas conseguiram fazer um frango frito com a mesma qualidade do preparo tradicional com óleo.
Leia mais sobre o teste de melhor airfryer na opinião dos chefs no site do Estadão.