Início  »  Solução de Problemas   »   Fritadeira não liga e não esquenta? Veja como resolver!

Fritadeira não liga e não esquenta? Veja como resolver!

Sua fritadeira não liga? Calma! Ela pode estar apenas desconfigurada. Confira motivos que fazem sua fritadeira não funcionar, e como resolvê-los!

Sua fritadeira não liga? Calma! Ela pode estar apenas desconfigurada. Ou talvez o problema nem seja nela, e sim na sua instalação elétrica. Se sua fritadeira não está ligando, você deve observar alguns pontos antes de levar o aparelho no conserto. Confira alguns motivos que podem fazer sua fritadeira não ligar, e como resolvê-los.

Porque a fritadeira não liga e não esquenta

Geralmente, são dois os motivos principais podem explicar porque sua fritadeira não liga. A primeira é relacionada a utilização incorreta. O segundo é algum problema mais sério.

Fritadeira não liga por uso incorreto

O uso incorreto dos aparelhos domésticos é uma das causas mais comuns de problemas. Muitas vezes, não lemos o manual de instruções do produto com a devida atenção, e por isso acabamos utilizando algumas funções de forma equivocada.

Por isso é importante ler o manual adequadamente, e conhecer a forma adequada de operar a sua air fryer.

fritadeira elétrica suja

As fritadeiras atuais possuem várias configurações de segurança para evitar choques, queimaduras ou acidentes. Pode ser que uma dessas configurações esteja impedindo a fritadeira de ligar.

Veja três exemplos de dispositivos ou configurações de uso que vão fazer sua fritadeira não funciona:

Bandeja mal encaixada

A bandeja (ou cesta) não está colocada corretamente no aparelho. Encaixe a bandeja no aparelho corretamente, com calma. A bandeja pode não estar encaixando por ter sujeira nos cantinhos internos da fritadeira, comprometendo o encaixe.

Encaixando a bandeja

Outro motivo para ela não fechar é sobrecarga: A bandeja pode estar cheia demais. Verifique se você está fazendo a quantidade recomendada de alimentos.

Timer fora de posição

Essa é bem comum de acontecer. A fritadeira não liga se o timer não estiver ajustado corretamente. Por isso, verifique se o timer foi ajustado corretamente.

Gire o botão do timer até o tempo de preparo necessário para ligar o aparelho. No caso das fritadeiras com display digital, zere todas as programações, e tente novamente. Se estiver desregulada, a sua fritadeira não liga.

display da fritadeira Britania

Fritadeira acima da temperatura

Algumas marcas de fritadeiras (a Fun Kitchen, por exemplo) possuem uma proteção contra superaquecimento. Consulte seu manual para saber se sua fritadeira tem esse dispositivo.

fritadeira Fun Kitchen

No caso da fritadeira Fun Kitchen e de outras que possuem esse dispositivo, deixe a fritadeira esfriar bem e desative a proteção. Esses modelos de air fryer tem um botão de reset de configurações.

Usando um objeto pontiagudo, pressione o botão reset (em alguns modelos ele fica na parte inferior da fritadeira sem óleo).

Fritadeira com problema de energia

Se nenhum dos itens acima resolverem o problema da sua fritadeira, é hora de checar outra hipótese: a alimentação de energia.

Aliás, as fritadeiras são vorazes por energia, tanto que usam as tomadas de 20A (aquela com pinos mais grossos) para aguentar o tranco.

airfryer Philips

Também, pudera: Para gerar o calor necessário para o cozimento a ar, alguns modelos mais robustos de fritadeiras tem potencia de quase 1500 watts!

Veja alguns itens que os fabricantes orientam verificar:

  • Veja se sua fritadeira tem a voltagem adequada para a tomada. A maioria dos modelos de fritadeira elétrica não são bivolts. Então, se você estiver colocando um modelo de air fryer 220v numa tomada de 110v, ela não vai ligar. Certifique-se de que as tomadas são compatíveis com sua fritadeira sem óleo.
  • Confira se o cabo de energia está conectado na fritadeira, ou se ele se soltou. Pode ser que, ao movimentar ou posicionar a fritadeira, o cabo tenha rompido ou quebrado. Se isso acontecer, já sabe, sua fritadeira não liga.
  • Confira se o plugue está bem acoplado na tomada. Se sua tomada é do tipo comum (aquela para plugues finos) não force a tomada da sua fritadeira para encaixar. Se estiver usando extensão ou coisa assim, teste em outra tomada.
  • Verifique os disjuntores da sua casa ou apartamento. Como já explicamos, a fritadeira a ar absorve bastante energia, e pode ser que sua instalação elétrica não esteja suportando mais essa demanda. Nesse caso, o disjuntor pode ter desarmado para evitar a sobrecarga elétrica. Verifique, no quadro de força, se todos os disjuntores estão devidamente acionados.

Problemas comuns da fritadeira elétrica e como resolver

Se a sua fritadeira elétrica não liga ou a fritadeira não esquenta pode ser uma falha associada ao mal uso. Neste caso, é interessante conhecer outros problemas, pois quem sabe a razão da sua fritadeira não ligar pode ser algo diferente do que explicamos acima.

Veja estes problemas comuns das fritadeiras elétricas, e como resolvê-los.

E se nada der certo…

Se você checou a utilização da sua air fryer, e o fornecimento de energia está correto, e sua fritadeira não liga ou a fritadeira não esquenta, é hora de ativar a garantia do produto.

A maioria das empresas oferecem 1 ano de garantia, e alguns modelos da Walita oferecem 2 anos de garantia. Você encontra todas as informações sobre a garantia da sua air fryer no manual de instruções e no site da fabricante.

limpando fritadeira

Agora, caso não esteja na garantia, procure a assistência – e prepare o bolso. Aliás, aqui vale a pena ponderar: As fritadeiras elétricas estão cada vez mais baratas.

Por isso, dependendo do valor do conserto, avalie se não é melhor adquirir uma fritadeira nova. A lista de eletrônicas que oferecem assistência técnica para sua marca também estão no manual e no site da fabricante.

A fritadeira sem óleo

A fritadeira elétrica a ar é capaz de preparar alimentos sem óleo em casa, com a mesma textura e sabor que você encontra nos barzinhos e lanchonetes. Só que com mais saúde, por não serem preparados mergulhados em óleo como nos estabelecimentos.

Confira 5 ótimos motivos para ter a sua fritadeira elétrica.

Termos relacionados:

  • airfryer nao liga
  • air fryer nao esquenta
  • fritadeira nao esta ligando
  • fritadeira a ar nao liga
  • fritadeira elétrica nao esquenta
  • fritadeira não funciona
  • air fryer não funciona
  • fritadeira não liga nem esquenta

publicado em · atualizado em


RECOMENDADOS PARA VOCÊ